O que são as tão faladas cólicas do recém-nascido?

São espasmos dolorosos do intestino, que podem afetar os bebés nas primeiras semanas de vida. Ao contrário do que muita gente diz, não são normais – dor e desconforto não é normal.

 

 As cólicas podem ocorrer devido a 3 fatores:

     - estrutural/físico

     - metabólico

     - emocional

 

Estrutural -> são bebés com fenómenos de compressão, ou seja, achatamentos na cabeça, com pouco pescoço, com rigidez nas articulações, etc, que algures durante a gestação estiveram numa posição com muita compressão, em que o bebé não tinha espaço para se movimentar bem.

Metabólico -> é uma reação a algum alimento, alguma alergia, por exemplo à proteína do leite de vaca. O bebé, normalmente, tem uma barriga mais dilatada, em balão.

Emocional -> é devido ao stress e ao medo. São aqueles bebés que se assustam muito.

 

Quando um bebé está com uma crise de cólicas, o seu choro é causado pelo desconforto digestivo, seja pela imaturidade, gases, sensibilidade digestiva alimentar ou alteração do transito intestinal.

Nas cólicas os bebés apresentam-se em flexão, movimentam as pernas tipo bicicleta e ficam com a barriga muito dura e, às vezes, podem soltar alguns gases.

Geralmente ocorrem no final do dia ou à noite e podem durar horas. Depois, de repente, param de chorar como nada tivesse acontecido.

As verdadeiras cólicas começam por volta das 3 semanas.

 

Dicas aos pais:

  • Em primeiro lugar respirar fundo e relaxar. Os pais não devem transmitir ansiedade para o bebé, se for preciso peçam a alguém para ficar com o bebé, saíam do quarto e vão respirar fundo, então quando estiverem mais calmos voltem (sei que é mais fácil de dizer do que fazer, mas tentem)
  • Proporcionar uma atmosfera tranquila 
  • Colocar o bebé de barriga para baixo, sobre o braço 
  •  Experimentar um banho morno 
  •  Mobilizar as pernas para cima, para baixo e para os lados (não apertar muito a barriga) 
  •  Colocar a mão quente na barriga do bebé, ou um saco de água morna (também há as almofadas de sementes) 
  •  Dar a mama (a mama ajuda sempre a acalmar) 
  •  Fazer uma massagem para as cólicas. 

(Muita gente recomenda fazer a massagem no sentido do ponteiro dos relógios, mas em clínica temos observado que essa não é a mais eficaz para as cólicas).

A massagem deve ser feita sempre quando o bebé não está com uma crise, por exemplo no fim do banho, quando mudar a fralda, etc.

O intestino do bebé (e o nosso) apresenta vários ângulos. O objetivo desta massagem é abrir esses vários ângulos porque na maior parte das cólicas o problema está na passagem das fezes e dos gases por esses ângulos.

Então colocamos uma mão em cima e outra em baixo e abrimos, afastamos as mãos. De um lado e depois do outro (como mostram as imagens).

 

       

  •  Rever a alimentação da mãe, em caso de amamentação. Ou seja, as 3 primeiras razões da inflamação intestinal são: lacticínios, glúten e açucares, e isso pode ser através do leite da mamã.

 

No Ama-te encontra osteopatia pediátrica que vai devolver ao bebé a mobilidade e o correto funcionamento das suas estruturas, ajudando assim nas cólicas e em muitas outras situações.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

Osteopata pediátrica

Carina Casteleira